quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Trânsito -X- Stress -X- Taxistas

Longe de ser uma profissão fácil, trabalhar como taxista exige além de dedicação, cuidados com a saúde. Lamentavelmente, só quem trabalha ao volante sabe que cada dia trabalhado é um dia desperdiçado numa profissão insalubre que não recebe nenhuma atenção dos sindicatos e nem mesmo do governo fereral. Leia abaixo, www.ncstpr.org.br                                                                                
                                                                                                                                     Eládio Amorim

Perda de memória e estresse são comuns entre motoristas do transporte coletivo

Psicológas afirmam que trabalho sob pressão causa quadros agudos de estafa nos motoristas. Insônia e irritabilidade são sinais de problemas
Logo após o acidente com o ligeirinho, a primeira suspeita era de que o motorista José Aparecido Alves teria sofrido um mal súbito. A hipótese perdeu força mais tarde, mas casos de estresse e perda da memória são comuns entre motoristas de ônibus de linha. A afirmação é de uma das psicólogas contratadas pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). Embora problemas psicológicos não tenham afetado José Apare­cido, é cada vez mais comum especialistas ouvirem reclamações destes profissionais. “Alguns chegam a afirmar que, se pudessem, passavam com o ônibus por cima (dos outros carros)”, conta a psicóloga Maria da Graça.
De acordo com ela, há casos de motoristas que ultrapassam o sinal vermelho e não percebem. “Há outros momentos em que eles nem se lembram do ocorrido”, relata. Em 2007, o próprio Sin­dimoc já alertava para um número preocupante. De acordo com reportagem da Gazeta do Povo na época, pelo menos 8% dos filiados do sindicato estavam de licença médica por causa de distúrbios psicológicos ou psiquiátricos. O dado representava 880 trabalhadores do total de 11 mil filiados da entidade naquele ano.
Entre os principais fatores que levam ao estresse nesta profissão estão o trânsito caótico e até a pouca tolerância das empresas com os atrasos nos itinerários. Segundo Maria da Graça, que atende cerca de 30 motoristas por mês, muitos deles não cuidam da própria saúde como deveriam.
Os primeiros sintomas, conforme a especialista, são irritabilidade e insônia. Na opinião dela, o número de acidentes deveria ser até maior pelos casos ouvidos por ela. “A tendência desses motoristas é o esgotamento”. Em maio deste ano, o motorista Ivo Jacinto, 46 anos, que fazia a linha Interbairros II, teve um princípio de enfarte quando dirigia o veículo. Felizmente, ele conseguiu parar em um ponto da Rua Jacarezinho, nas Mercês, e avisar os passageiros que não estava se sentindo bem. Ele foi levado ao hospital e nenhum passageiro se feriu.
A psicóloga Maria de Fátima, que também atende motoristas, acredita que especialistas das empresas deveriam atender com mais frequência os profissionais. “Existem histórias de motoristas que acabam se encostando e nem voltam mais a trabalhar”, afirma.
Um ponto negativo no comportamento dos motoristas é a falta de interesse em tratar dos primeiros sintomas. Mesmo quando procuram atendimento, encaminhados pelos médicos, os profissionais não continuam o tratamento.
De acordo com as psicólogas, é importante que eles procurem ajuda médica e psicológica assim que perceberem comportamentos diferentes como insônia e irritabilidade em excesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário