quinta-feira, 15 de março de 2012

Taxistas que querem circular no Aeroporto do Recife fazem protesto - 3 Partes...

Da Rádio Jornal
Atualizado às 17h35



Os motoristas de taxis comuns do Recife realizam uma carreatada de protesto na tarde desta quinta-feira (15) contra a decisão da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que os impede de circularem na área de desembarque do Aeroporto Internacional do Recife.
A concentração do movimento acontece em frente ao Geraldão no bairro da Imbiribeira, Zona sul do Recife. A CTTU alega que essa proibição é regida por lei, mas a categoria  diz desconhecer tal lei.
Saiba mais sobre a insatisfação dos taxistas na reportagem de Erick França, que entrevistou o diretor da Associação de Taxistas de Pernambuco durante a concentração dos motoristas:
A carreata teve início por volta das 15h e deixou o trânsito lento na Avenida mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira. Os cerca de 100 taxistas que participam do protesto pretendem realizar uma negociação no Aeroporto do Recife:
Por volta das 17h os taxistas já estavam no Aeroporto Internacional dos Guararapes, onde bloquearam as duas entradas do local, impedindo os carros com passageiros de entrarem.

Taxistas protestam contra determinação da CTTU e fecham acesso ao aeroporto
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
15/03/2012 | 14h42 | Esta tarde
























Anamaria Nascimento/DP/D.A Press

Assista ao vídeo
Taxistas fazem protesto contra proibição. imagens: Anamaria Nascimento/DP/D.A Press


Atualizada às 16h08
Indignados, cerca de 100 taxistas fecharam nesta tarde (15) o acesso ao Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre pela Avenida Mascarenhas de Morais, Imbiribeira. Os manifestantes que saíram em carreata pelas ruas da Zona Sul por volta das 15h, haviam se concentrado no Geraldão, também na Imbiribeira, para discutir a determinação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de proibir táxis não credenciados pelo aeroporto de circular na área de desembarque, localizada no andar térreo. Os passageiros que embarcam e desembarcam no aeroporto estão atravessando as avenidas para ter acesso aos carros - particulares, ônibus ou táxis - e aos portões de embarque. A Infraero solicitou que os taxistas fizessem uma comissão de oito pessoas para subir e negociar. Eles negociam na sala de imprensa do aeroporto. O bloqueio continua.
Os taxistas seguiram em fila pela avenida numa velocidade média de 10 km/hora atrapalhando o fluxo de veículos em um dos principais corredores de tráfego da Zona Sul. Dois agentes da Infraero estão negociando com os manifestantes tentando convencê-los a desbloquear o acesso ao aeroporto.
Com a medida determinada pela CTTU, Os veículos só poderão circular e parar para deixar passageiros no setor de embarque, no primeiro andar. A penalidade para quem for flagrado na área restrita é de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira de habilitação. Se pegar um passageiro, o condutor receberá multa de R$ 200 e terá o veículo removido ao depósito da CTTU.
Antes, os taxistas não autorizados podiam passar pela área de desembarque. Agora, duas placas de sinalização – uma na Avenida Mascarenhas de Morais e outra na bifurcação entre o embarque e o desembarque – alertam sobre a restrição. Para o diretor de Transportes da CTTU, Carlos Augusto Elias, a medida visa garantir a qualidade e a segurança do serviço aos passageiros que chegam, além de proteger os direitos dos 120 taxistas das duas cooperativas que atuam no terminal.
 _____________________________________________________________

 Apesar do protesto, proibição de tráfego de táxi no desembarque continua

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
15/03/2012 | 17h27 | Aeroporto



    


Taxistas e dirigentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Infraero se reuniram na tarde de hoje (15) para negociar a proibição feita aos profissionais  não credenciados (táxi comum) de circular na área de desembarque, localizada no andar térreo do  Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre , na Imbiribeira. O encontro aconteceu na sala de imprensa do aeroporto enquanto cerca de 100 taxistas bloqueavam o acesso ao aeroporto pela Avenida Mascarenhas de Morais obrigando os passageiros do embarque e desembarque a descer na via pública com suas malas para entrar e sair do Gilberto Freyre.
Na reunião, a CTTU se comprometeu a fazer um estudo técnico para saber se há condições de se montar um ponto de táxi na Praça Salgado Filho, localizada em frente ao aeroporto. Por sua vez, a Infraero informou que vai aumentar de cinco para sete o número de vagas para táxi comum no estacionamento, não no edifício garagem, mas no instalado em frente à antiga entrada do aeroporto. Nesses pontos, só podem ficar taxistas com passageiros marcados e que atendem clientes com voucher. A proibição do tráfego de táxi comum não credenciado na área de desembarque continua.

Com informações da repórter Anamaria Nascimento, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário